quarta-feira, 16 de abril de 2008

Do Livre Arbítrio

Do Livre Arbítrio

Certa vez, após algumas visitas de evangelização, um irmão que nos acompanhou, saiu com esta: “Ah, eles não se convertem porque não querem, é só aceitar Jesus e pronto.” Aquela afirmação me deixou apreensivo, ao que perguntei: Como assim?
Então ele completou: ”Ué, todo mundo sabe que Deus existe, todos sabem que Jesus morreu na cruz, é só se decidir e pronto”.
A explicação caiu como uma bomba em mim. Na opinião dele o homem natural pode decidir sobre questões espirituais, o que contraria 1Co 2.14. Naquele momento vi a necessidade constante do ensino, só boa vontade não basta.

Vamos aos fatos: A Bíblia ensina que no paraíso, antes do pecado, o homem era livre, tinha tudo e podia todas as coisas, ou seja, este é o 1º Estado, o original: o homem fazia uso de 100% de seu Livre Arbítrio.
Sabemos que no paraíso o Homem foi criado a Imagem e Semelhança de Deus. Estava espiritualmente vivo. Deus falava ao Homem pessoalmente. O Homem podia decidir-se sobre todas as coisas. Podia decidir entre obedecer a Deus, ou dar ouvidos ao pecado. Decidiu pelo pecado. As conseqüências desta decisão levaram o Homem:

(1) A Queda. Passou de uma natureza Pura, e Santa, para uma natureza pecaminosa,
e completamente perdida.

(2) Perda da Imago Dei: Completa perda do seu estado original, perda da Imagem de Deus.

(3) Morte espiritual: (completo afastamento de Deus). (Gn 3.23/Ef 2.1).

Lembrem-se, nós, todos os que nascemos a partir de Adão, somos resultado da natureza corrupta de Adão, e não da Imagem Perfeita de Deus. Ora, com isto concluímos que não só a Imagem de Deus, a natureza espiritual, mas também o livre arbítrio se perdeu.

Veremos agora o Homem, e o Livre Arbítrio no seu 2º Estado.

Após a queda o Homem perde o Livre Arbítrio, e a Imagem e Semelhança de Deus.
O Homem, agora NATURAL, anda errante em um mundo perdido. Não cego, mas morto espiritualmente. Concebe seus próprios deuses segundo sua imagem e semelhança. É incapaz de decidir-se por coisas espirituais 1Co 2.14 . É inimigo de Deus, e jamais decidirá por fazer a vontade de Deus. Quanto ao Livre Arbítrio, o máximo que consegue é, com dificuldade, decidir-se sobre coisas naturais.
O cristão revestido pelo Sangue de Cristo, tem restituído em si a imagem de Deus. Porém, nem sempre consegue fazer a sua própria vontade (Rm 7.14-19). Para ser sincero, tenho certeza que há dias em que você mesmo não consegue fugir dos maus pensamentos, palavras duras, e etc...

É ou não é verdade?

Conclusão:

Quanto ao Livre Arbítrio ‘Espiritual’, concluímos que o Homem Natural não o tem realmente. Não pode, por sua livre vontade, aceitar Jesus. Mesmo em se tratando de coisas naturais não o pode usar como deseja.

Diante disto resta-nos a pergunta:
Então como alguém pode tornar-se cristão? Bem, o fato é que ninguém converte a si próprio. Mas quando a Palavra de Deus é anunciada, os ouvintes tornam-se alvos da ação do Espírito Santo. Este por sua vez, os convence do pecado, da justiça e do juízo de Deus, amolece o seu coração de pedra, e Graciosamente lhes oferece a oportunidade de arrependerem-se, e crerem em Jesus como Senhor e Salvador. Observe que não há qualquer participação do homem. É puramente a Obra de Deus acontecendo. Mesmo o ato do arrependimento não é obra do homem, mas sim de um Deus maravilhoso que quer nos salvar.

Entretanto, se por um lado a salvação é obra exclusiva de Deus, por outro, a perdição é puramente obra do homem. Ou seja, o homem, após convencido pelo Espírito Santo, pode decidir-se por não querer estar com Cristo. É salvo somente por Deus, mas se perde por culpa própria.

Para finalizar, na Glória Eterna: Este será o momento em que o homem retornará a usar 100% do seu livre arbítrio. Será um momento lindo, quando juntos estivermos na Glória de Deus. Não como Luteranos, Batistas, Católicos, Assembleianos...etc.., mas como Cristãos, Ovelhas do mesmo Pastor que é Jesus.

Digam: Glórias a Deus, amados! E prega a Palavra, insiste, anuncia a todos, para que muitos possam contemplar este Dia.

Rev. Ari Fialho Jr.
Pastorais 2008.
Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário