segunda-feira, 12 de julho de 2010

Pergunta do Lupo sobre Pecado Original feita aos usuários do Yahoo! Respostas - A resposta do Rev. Ari foi escolhida como a melhor. Acompanhe:


Se eu não conheço o PECADO, eu cometo pecado?

Ola a todos,Se entre um grupo de pessoas que nunca ouviu falar de cristianismo ou outra religiao, fazem orgias, cometem homossexualismo e todo ato "impuro", estas pessoas estao pecando?

Se elas nao estao pecando, entao onde esta o pecado?
Detalhes Adicionais:

Saibam que para este grupo de pessoas, aquilo eh normal. Nao veem malicia naquilo!
====================

Resposta:


Rev. Ari

Olá Wepwawet
Boa noite!
É necessário compreender que após a queda de Adão e Eva em pecado, a humanidade inteira já nasce condenada ao inferno. Não há meio termo. Ninguém nasce "santo" e se corrompe ao longo dos anos. Sei que muitos aqui não concordam. Acreditam que quando crianças somos puros, sem pecado algum. Mas infelizmente já nascemos afastados de Deus por conta do pecado original.

É evidente que quando nascemos e durante parte da infância efetivamente não temos consciência de que somos pecadores, ou de estarmos pecando, mas o que nos condena perante Deus é o pecado que herdamos de nossos primeiros pais, Adão e Eva. Por isto mesmo batizamos crianças, pois o lavar regenerador do Santo Batismo nos lava do pecado original.

Sendo assim qualquer civilização está na mesma situação perante Deus.

Especificamente quanto a tua pergunta, ninguém é inocente perante Deus. Mesmo que uma civilização inteira em toda a sua existência jamais tivesse cometido qualquer pecado, pelo simples fato terem nascido após a queda de Adão já estariam condenados ao inferno. É por isto mesmo que nos apressamos em pregar o evangelho a toda criatura, afim de anunciarmos a Graça Salvadora em nome de Jesus Cristo que morreu por nós para pagar a pena pelos nossos pecados e nos livrar do inferno e da morte.

Deus o abençoe.

Creia nisto:JESUS QUER VOCÊ!!!

Rev. Ari Fialho Júnior
Teólogo Luterano
Soli Deo Gloria!
======= /// ======

Wepwawet (Lupo): Réplica
Ao Rev. Ari:Prazer te-lo aqui, caro Rev., mas com relacao ao pecado Original, este por si mesmo nao pode se considerar pecado de julgamento, pois nao tem definicao de pecado, eh apenas "pecado". Nao eh pecado de roubar, pecado de matar, ou qualquer outra "definicao" de pecado. O pecado Original eh o pecado da "desobediencia" e por este pecado da-se o inicio a outros mediante a desobediencia. Mas, em uma sociedade que nao conhece leis ou definicoes de pecado, este "pecado Original" nao dara seguimento a outros. Portanto, se torna nulo, ou neutro(e nao anulado). Sera preciso que dentro desta sociedade, ou fora, alguem se levante e comece a dizer que algo seja pecado para dar-se inicio a uma outra serie de pecados.Pela logica e o Rev. ha de convir comigo como bom Teologo que eh, Deus nao conhece pecado. Ele teria que conhecer o que eh pecado para julgar se eh pecado. Sendo assim, Deus teria que ser um pecador e Ele nao e, logo, Deus nao diz o que eh pecado e sim somos nos que damos a definicao do que eh pecado ou nao, dependendo do nosso grau de entendimento do meio em que vivemos e da religiao que pregamos. Em uma sociedade onde nao existe religiao, pecado seria desrespeitar as Leis do Estado e/ou da comunidade. Mas para que isso aconteca, eh necessario que exista as Leis, pois nao se pode punir um cidadao perante uma lei que nao existe, correto? O mesmo se da ao pecado da religiao. E quem faz as leis? Os mesmos que fazem a religiao, somos nos. Concluindo, se em Deus nao existe pecado, entao entre nos tambem nao haveria, nao fosse o nosso desejo de melhorar conforme a cultura em que vivemos. Exemplo: em um mundo onde a taxa de natalidade eh absurdamente alta, se hoje fosse criada uma nova religiao, certamente a lei do "crescei e multiplicai-vos seria um pecado, concorda? Caso contrario a sociedade entraria em colapso se aumentasse demais. Outra coisa que me esqueci de mencionar, Rev. Ari, que sendo Deus, Justo e sem pecado, ele nao poderia julgar também o pecado Original daquele que nao cometeu pecado algum, se este nao conheceu nenhuma definição de pecado.

=========//=========

Rev. Ari - Tréplica
Olá Wepwawet (Lupo)
Bom dia!
Obrigado pelas boas vindas. É muita gentileza sua.
Dividi a sua Réplica em partes para facilitar a minha Tréplica:


1 - O pecado original não só pode como de fato foi um pecado passível de julgamento e condenação visto ter sido ele que levou o homem à morte espiritual e ao completo afastamento de Deus. Isto fica claro nas palavras do próprio Deus quando diz: "...no dia em que dela comerdes certamente morrereis..."

2 - O pecado Original foi cometido por Adão e Eva na origem de tudo. Nosso estado de "mortos espirituais" é conseqüência deste pecado. Sendo assim já nascemos condenados ao inferno. Mesmo que jamais cometêssemos qualquer ato ilícito já estaríamos condenados. Pois em Adão a humanidade inteira foi condenada. Isto é, nossa morte espiritual e afastamento de Deus é frutos da desobediência de Adão e Eva.

3 - Deus conhece o Bem e o Mal. Disto temos certeza pelo fato de que o próprio Deus adverte Adão para que não coma da Árvore do Bem e do Mal. Saber que o mal existe não torna Deus pecador. Ex.: Adão e Eva sabiam da existência do mal. Sabiam que a desobediência implicaria em morte eterna...porém saber disto não os tornou pecadores, mas sim quando por livre vontade decidiram-se pelo mal. A liberdade que Adão e Eva tinham de escolher entre permanecer no Bem, ou optar pelo Mal, nós não temos visto que já nascemos no pecado.

4 - Em hipótese alguma somos nós quem define o que é e o que não é pecado. Entenda, já nascemos em pecado. Os outros atos são apenas conseqüências de um mundo já em perdição. A Bíblia é clara: tudo o que desagrada a Deus é pecado. É importante que você saiba que todos nós sem exceção somos pecadores..cristãos...não cristãos...enfim, todos. A diferença é que os cristãos, como resultado da obra do Espírito Santo, reconhecem Jesus como Senhor e Salvador, e o com o Seu auxílio arrependem-se, confessam-se a Deus, e procuram andar em retidão. Ao passo que os demais permanecem perdidos, que é nossa condição original.

Deus o abençoe!

======== /// =======

Wepwawet (Lupo)– Respota da tréplica:

Ola, Rev. Ari
Se faz necessário, para uma justa interpretação de "pecado" e "inferno", conhecer a etimologia destas duas palavras. Feito isso, chegamos a conclusão que no V.T. do qual seguem também os judeus, estes não definem "inferno" como os cristãos. "Sheol"(Seol) se trata do mundo inferior, a habitacao dos mortos e nada mais que isso. Nao eh um lugar de sofrimento eterno. O "pecado" eh tudo o que "nao agrada a Deus". Por esta interpretacao, se torna facil a compreensao de que por desobediencia(pecado Original) viveremos no mundo inferior, sendo o Ceu o mundo superior, a morada de Deus. O que dizer sobre isso?: Simplesmente que o homem pode optar por "elevar" seu pensamento a Deus, conhece-lo na forma Pura e, observando as atitudes que praticava, "definir" se aquilo eh puro ou nao. Aqui simboliza a Arvore do Bem e do Mal, do qual o homem experimentou, sendo entao capaz de definir o que eh Bem e Mal. Deus deu-nos a conhecer esta arvore, quis dizer que, somos capazes de definir o que eh Bem e Mal. Deus nao conhece o pecado, ele eh Puro, mas deu-nos a possibilidade, por Adao e Eva(homem e mulher), de conhecer e definir o que eh Bem e Mal. Deus disse apenas: Nao coma daquela Arvore. O que nao significa que Ele proprio tenha comido dela. Ele sabia que o fruto da arvore nao era bom, e Ele nao comeu. Portanto, continuou em sua Pureza. Ja o casal comeu e, quando acordaram, viram que estavam nus. Entao vestiram-se de folhas para cobrir suas vergonhas diante de Deus, pois Deus era Puro. Desta "desobediencia" e, conhecendo entao o que eh Bem e Mal, foram mandados ao mundo inferior, fora da presenca da Pureza, de onde terao que alcancar os ceus. A partir disso, conforme o nosso entendimento, influenciado por nossa cultura, nos elevamos ao Ceu onde vive a Pureza, ficamos diante Dela novamente e, a partir dai, nos cobrimos de folhas, definindo o que seria vergonha diante de Deus, a Pureza. Deus jamais vai dizer o que eh pecado somos nos que, diante da Grandeza e Pureza de Deus, olhamos a nossa pequenes, e tentamos retornar ao estado que eramos antes de comer do fruto da arvore proibida, pois eramos como Deus, a sua imagem e semelhanca. Mas eh esta "visao" da Pureza que define o que eh pecado por aquele que se sente impuro. E aqui se inicia o processo de pecados em cima de pecados. Me sentindo "impuro" diante da Pureza, tentarei no mundo inferior, me tornar puro. E o que farei? Condenarei tudo o que, em minha cultura, me faz "impuro" com o nome de pecado. Mas, estaria eu certo ao dizer o que eh bom ou mau, ja que Deus nao conhece o Pecado? Estaria eu sendo um bom Pastor para meu rebanho, se eu mesmo me sinto "impuro" diante da Pureza de Deus? - Deus nao pediu que Adao e Eva se vestissem com folhas, foi uma escolha deles, diante do ato primario de "desobediencia". Se eu desobedeco uma ordem e "reconheco" que a desobedeci, eu me envergonho. A unica Ordem que Deus deu ao homem no Paraiso foi de nao "desobedecer". Mas o que Deus quer que obedeçamos, afinal? Ora, a resposta a esta pergunta formou os pecados. Aquele que, dependendo a sua visao de Deus, dira ao povo o que eh pecado ou nao. Aceita como verdade quem quiser. Aquele que nao se acha em condicao de chegar diante de Deus para perguntar "pessoalmente", face a face como fez Moises no cume da montanha, o lugar mais elevado, tera que seguir alguem que o fez. Jesus o fez! Porem, aqueles que o seguiram e seguem, teriam tambem chegado ao Pai para definirem o que seria pecado para Deus? Basta ler e interpretar corretamente o que Jesus disse e confrontar com o que foi dito e eh dito ainda hoje, entao conhecera a Verdade. Jesus crucificou com Ele todos os pecados dos homens, tornando-os novamente Adao e Eva, mas o "acusador" diz que nao e que nao estamos puros diante de Deus. Diz que devemos sempre nos arrepender dos pecados, criando a escravidao. E quem escravisa? Deixo a questao em aberto.
Foi um prazer, Rev. Ari
======= /// =======

Rev. Ari - Em tempo:

Você fala constantemente em Lei.

Vale lembrar que a Lei de Deus foi escrita no coração do homem, que mesmo depois da queda no pecado, seus resquícios ainda permanecem lá, e isto vale para cristãos e não cristãos:


Rm 2:15,1615) "...os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os, 16) no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho..."
Embora todos saibamos que a humanidade não consiga seguir a Lei de Deus, todavia é esta mesma lei que nos mostra quando pecamos contra Deus. Por isto ninguém é inocente perante Deus. E é por isto mesmo que, como você disse, Jesus levou sobre si todos os nossos pecados.

Nisto concordamos plenamente. Jesus cumpriu a Lei em nosso lugar e ainda morreu a nossa morte para vivermos a vida dEle. Com toda certeza a obra de Cristo na Cruz devolve à humanidade toda a perfeição que Adão e Eva perderam ao pecarem contra Deus. Esta obra de Crsito sem dúvida alguma é para todas as pessoas, mas infelizmente nem todos crerão. Alguns de fato ridicularizam. Mas eu creio, e você?

Foi um prazer trocar idéias com você também Wepwawet.

Deus o abençoe grandemente.
Lembre-se:

JESUS QUER VOCÊ!!!

Ps.: Com certeza Wepwawet sempre temos o que aprender. Um grande abraço para você também. Até a próxima.

======= /// ======

Wepwawet (Lupo) - Para Finalizar:
Rev. Ari, foi muito importante a tua participação, porque, na maioria das vezes, os lideres religiosos se abstem de responder certas perguntas, ou por se sentirem donos da verdade, ou por resguardar algo que esconde. O Rev. foi muito honesto e sincero e sinto que sois um buscador da verdade, e se isto fosse feito, se houvesse dialogo, certamente o mundo seria outro, com nossos lideres sempre proximos do povo. Uma vez que tomam o poder, se esquecem de todos, nao eh o teu caso, Rev. Ari. Realmente, foi um prazer dialogar contigo e muito elucidador para mim e, espero o tenha sido para ti!Um grande abraco e, sim, eu creio em Jesus, como pode ter percebido!Ate uma proxima!

Comentário do autor da pergunta:

Um dos melhores diálogos que tive a oportunidade de participar no Yahoo Respostas. Obrigado novamente ao Rev. Ari, por ter me dado a oportunidade de desenvolver meu raciocínio.

R. Lupo (Wepwawet)- Livre Pensador

Nenhum comentário:

Postar um comentário