segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pergunta feita por "Fulana", usuária do Y!R, sobre se Deus se arrepende ou não. A resposta do Rev. Ari foi escolhida como a melhor. Acompanhe:

Deus sente arrependimento das coisas ou não?

1º) Deus jamais se arrepende. (I Samuel 15:29).
2º) Deus se arrepende. (Gênese 6:6) (Êxodo 32:14), (I Samuel 15:11,35), (Jonas 3:10).



Obrigada.

Detalhes Adicionais
Olha, esta pergunta não tem nenhuma intenção de ofender à religião ou as crenças de ninguém, são apenas dúvidas, e gostaria de saber sua posição à respeito.

=================
 
Resposta do Rev. Ari:
 
Olá Fulana
Boa tarde!

A palavra "Arrependimento = Metanóia (Grego)", em seu sentido original significa tão somente "Mudança de direção, ou de Atitude".

Isto quer dizer que a palavra "Arrependimento" originalmente falando, não tem o mesmo sentido de dor, tristeza, ou vergonha por ter feito algo errado, que são sentimentos tão comuns a todos nós.

Por isto você notará que na Bíblia, quando esta palavra aparece relacionada ao pecado, também aparecem as expressões "Confissão", "Reconhecimento de erros", e etc.

Ou seja, biblicamente falando,  a palavra "Arrependimento", quando relacionada ao Pecado, refere-se às pessoas em geral, e é muito mais que mera tristeza por ter feito coisas más..., é mais do que somente reconhecer seus erros, na verdade é:

Reconhecer-se como pecador, confessar seus pecados, e mudar completamente suas atitudes... isto é, ...quem adulterava, que não adultere mais..., quem mentia que não minta mais...., e etc. 

Porém quando a palavra "Arrependimento" refere-se a Deus, ela é usada em seu sentido original, e apenas expressa a decisão de Deus em mudar de atitude com relação a algo, ou alguém. Apenas isto.


Deus te abençoe.

Creia nisto:
JESUS QUER VOCÊ!!!

Rev. Ari Fialho Júnior
Teólogo Luterano
Soli Deo Gloria!

==============

Comentário da autora da pergunta: Obrigada por responder, Rev. Ari.


Porém, minha dúvida persiste: Deus, sendo o "Todo Poderoso", como pode arrepender-se, ele não saberia antes que algo não daria certo, como no caso em "Gênesis", que ele arrepende-se por ter feito uma criação?


Obrigada à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário