quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Pergunta feita pelo "Pragmático" usuário do Y!R sobre Pecado Original. A resposta do Rev. Ari foi escolhida como a melhor. Acompanhe:

Assim como herdamos o pecado de Adão,ainda hoje a gente herda dos nossos antecessores?






=================

Resposta do Rev. Ari
  1. Olá O Pragmático
  2. Boa tarde!
  3. Quando a palavra de Deus afirma que herdamos o pecado de Adão ela não está dizendo que herdamos a culpa moral do pedado, mas sim que herdamos a natureza pecaminosa de Adão e Eva. Isto é, herdamos as conseqüências do pecado cometido por Adão e Eva.

Vale lembrar que a culpa pelo pecado é sempre pessoal e intransferível. Porém, ocorre que após a queda em pecado Adão e Eva perderam a “Imago Dei”, quer dizer, morreram espiritualmente, perderam a santidade, perderam a perfeição, corromperam sua própria natureza que antes era pura, santa e perfeita. Perderam a comunhão com Deus, e finalmente perderam o Livre Arbítrio no que diz respeito às coisas espirituais.

Perderam definitivamente a Imagem de Deus, tornaram-se imagem do pecado, e completamente incapazes de se aproximarem de Deus por esforço, ou mérito próprio. A vontade humana que antes era conforme a vontade de Deus, agora é completamente inimiga de Deus. Esta total corrupção da natureza humana é o que de fato herdamos de Adão.

Do mesmo modo como não herdamos a culpa moral pelo pecado de Adão e Eva, Deus não cobrará dos nossos filhos a culpa moral dos pecados cometidos por nós. Veja o que Deus diz sobre isto em:

Ez 18:19,20 - "Mas dizeis: Por que não levará o filho a iniqüidade do pai? Porque o filho procedeu com retidão e justiça, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso certamente viverá. A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele".

Mas veja bem, uma coisa é a culpa moral, outra são as conseqüências.

P.ex.: Suponha que você resolva cometer adultério e contraia uma doença infecto contagiosa. O pecado é seu, mas como conseqüência é possível que seus filhos nasçam condenados a morte pelo vírus que você contraiu ao pecar, quer dizer, eles não recebem a culpa moral pelo seu pecado, mas sofrem as conseqüências da sua atitude pecaminosa. Foi o que aconteceu conosco em relação a Adão e Eva.

Por isto mesmo Jesus morreu na cruz para pagar a pena pelos nossos pecados.

Deus o Abençoe.

Creia nisto:

JESUS QUER VOCÊ!!!


Rev. Ari Fialho Júnior
Teólogo Luterano
Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário