sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Pergunta feita pelo Vitor, usuário do Y!R, sobre os Magos que visitaram Jesus. A resposta do Rev. Ari foi escolhida pelo autor da pergunta como a melhor. Acompanhe:

Se Deus condena a magia, então porque os 3 reis MAGOS?

Complementando a pergunta do Vitor:

Na Biblia Deus proibe e até condena os mágicos, como pode agora Ele permitir que os 3 reis Magos visitem Jesus? 


===============
Resposta do Rev. Ari:
 
Olá Vitor
Boa tarde!

Embora seja muito comum esta idéia de “Três Reis Magos”, tão comum que faz parte de quase todas as peças de teatro, e filmes Natalinos, ainda assim isto não passa de mera tradição humana. A Bíblia não relata quantos Magos eram, nem tão pouco os chama de Rei. (ver Mt 2.1)

Alguns concluem que eram três por causa da quantidade de presentes que foi dado. Mas isto é simples especulação humana, sem qualquer amparo bíblico. Evidentemente como a palavra “Magos” está no plural apenas podemos concluir que certamente era mais de um.

Também não há amparo bíblico para se saber a idade ou o nome destes Magos. Vale lembrar que tudo o que vá além do que a Bíblia revela não passa de suposição, e muitas vezes é fruto da arrogância e insistência humana em colocar palavras na boca de Deus.

Outra coisa é o momento em que visitaram Jesus. Segundo alguns a visita teria sido imediatamente após o nascimento de Cristo, mas também aqui não há respaldo bíblico.

É bem possível que antes que os magos chegassem a Belém, Jesus tenha sido levado para Jerusalém, para ser apresentado no Templo, e de lá tenha voltado a Belém.

Na verdade, examinando atentamente o texto bíblico, podemos concluir que há uma grande possibilidade que esta visita tenha ocorrido quando Jesus já tinha entre um e dois anos de idade. (Mt 2.16)

Bem, sua pergunta é quanto ao fato de serem Magos, e o fato de Deus ter permitido a visita deles, pois no seu entendimento Mago quer dizer o mesmo que Mágico.

A palavra “Magos” aqui neste versículo bíblico aparece no sentido de “Homens Sábios”, e não de Mágico. A verdade é que talvez fossem astrólogos ou astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram até a região onde nascera Jesus. Assim, os magos sabendo que se tratava do nascimento de um rei, foram ao palácio do rei Herodes em Jerusalém.

De um modo ou de outro sabemos que eles não pertenciam ao povo de Deus. E nisto mesmo consiste o maravilhoso milagre de Deus: Alguns representantes do “mundo pagão” tendo acesso direto ao Salvador da Humanidade. E mais, prostrando-se diante dEle para adorá-lo.

Eis ai a mensagem de Deus: Jesus nasceu, viveu, e também morreu por todos. Não só pelo povo que já era dEle, mas todos, independente de sua origem.

Isto não quer dizer que Deus concorda com Magia, Astrologia, e tudo o mais que Ele mesmo condena em toda a Bíblia, mas quer dizer que em Jesus a “Porta da Graça” se abriu, isto quer dizer que a partir de Jesus Cristo, e através dEle, não só os Sacerdotes de Israel, mas todas as pessoas têm acesso a Deus.

Assim como sabemos que os magos não pertenciam ao povo de Deus, sabemos também que toda humanidade é pecadora e carece da Glória de Deus. Porém, através de Jesus Cristo, Deus nos resgata e nos leva para junto de Si.

A Palavra de Deus é clara: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa”.

Vem pra Jesus!

Creia nisto:

JESUS QUER VOCÊ!!!

Rev. Ari Fialho Júnior
Teólogo Luterano
Soli Deo Gloria!

================
Comentário do autor da pergunta:

Ótima resposta. Obrigado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário