quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pergunta feita por Kagemusha, usuário do Y!R, sobre conversão. Veja a resposta do Rev. Ari. Acompanhe abaixo:

Existe mesmo uma passagem na Bíblia que diz que a conversão de alguém não pode ser forçada ou imposta, e tem que vir "de dentro"?

Parece que ouvi falar disso, mas nunca encontrei, e parece que nenhum religioso tem interesse que as pessoas saibam dela, se existir. Vocês sabem qual seria?

===============
 
Resposta Rev. Ari:
 
Olá Kagemusha
Bom dia!

A sua pergunta é bem oportuna.

Na verdade a Bíblia rejeita a idéia de que alguém possa ser convertido à força, coisa que também devemos rejeitar veementemente, todavia não há na Santa Palavra de Deus um versículo específico, escrito exatamente como você citou na pergunta. O mais próximo disto é:

"(...) Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos". (Zacarias 4:6)

A boa notícia é que existem centenas de versículos que deixam bem claro que a conversão não é obra da vontade, ou imposição humana, senão que é verdadeira Obra do amor de Deus na vida do convertido.

Qualquer pessoa que seja "convertida" a força, não só não está convertida, como também quem a forçou não é um cristão verdadeiramente convertido. Pode ser um simpatizante do cristianismo, pode ser mais um doido tentando consertar o mundo a força, mas definitivamente não é um cristão.

Em sua pergunta você também fala, referindo-se a este suposto versículo que: "nenhum religioso tem interesse que as pessoas saibam dela...".

Bem, se por "religioso" você está se referindo a cristãos verdadeiros, então sua informação está muito errada, visto que a maior alegria de um cristão é poder ensinar a Palavra de Deus como ela é sem aumentar nem diminuir nada. E também o cristianismo não é uma religião de mistérios, os quais são revelados conforme você sobe de nível. O cristianismo não só não é envolto em mistérios, como é o próprio Espírito Santo pessoalmente quem se encarrega de nos ensinar tudo o que precisamos saber:

"mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito." (Jo 14.26)

E ainda, referindo-se a conversão você diz que: "... tem que vir "de dentro"...

Entendo que você pense assim justamente por não conhecer a verdade, neste caso, no que diz respeito à conversão é importante você saber que ela não vem de "dentro" como se dependesse de nós, como se fosse algo latente, esperando a hora de nos decidirmos por ela, para então "saltar" para fora. Na realidade a humanidade em seu estado natural é completamente incapaz de prover a própria salvação, é inimiga de Deus e amiga do pecado.

Além do mais a própria Bíblia responde esta questão quando nos ensina como somos salvos:

"(...) Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (Jo 1:11-13)

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie...". (Efésios 2:8-9)

"(...) Que naquele tempo estáveis sem Cristo, (...), (...), não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto". (Efésios 2:12,13)

É isto. Somos salvos não por imposição de alguém, nem pela simples vontade humana, mas pela ação do Espírito Santo que nos faz ver que Deus por seu infinito Amor nos deu seu Filho Unigênito para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Como o Espírito Santo faz isto? É bem simples, através da Santa Palavra de Deus Ele nos convence do pecado, da justiça e do juízo. Então quando, pela ação do Espírito Santo, percebemos nossa condição de pecadores temos a oportunidade de rejeitar o pecado e apegarmo-nos ao convite gracioso de nosso Salvador Jesus Cristo que diz:

“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei...”

Vem pra Jesus!

Que Deus te abençoe.

Creia nisto:

JESUS QUER VOCÊ!!!

Rev. Ari Fialho Júnior
Teólogo Luterano
Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário