quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Pergunta feita por Tácido, usuário do Y!R, sobre Maria mãe de Jesus e os Protestantes. Veja a Resposta do Rev. Ari. Acompanhe:

Por Que os Protestantes rejeitam tanto a Maria mãe de Cristo nosso Salvador?

Por que este ódio e rejeição dos protestantes a Maria mãe de Jesus ?
1)-Maria não é Deusa, Todo Católico sabe disto, portanto não deve ser adorada, mas deve ser honrada como Cristo a honrou e qualquer filho honra sua mãe - Concordam !!!???
2)-A bíblia ordena: Todas as gerações a proclamarão BEM AVENTURADA - Luc 1,48
3)-Lutero sobre Maria: "É cheia de graça, proclamada para ser inteiramente sem pecado, algo tremendamente grande. Para que fosse cheia pela graça de Deus com tudo de bom e para fazê-la vitoriosa sobre o diabo.” (Martinho Lutero, Livro Pessoal de Oração, 1522 - disponível no museu da reforma, Alemanha)
4)-Calvino: ”Não podemos reconhecer as bênçãos que nos trouxe Jesus, sem reconhecer ao mesmo tempo quão imensamente Deus honrou e enriqueceu Maria, ao escolhê-la para Mãe de Deus.” (João Calvino, Comm. Sur l’Harm. Evang.,20)
5)-Zwinglio: "Firmemente creio, segundo as palavras do Evangelho, que Maria, como virgem pura, nos gerou o Filho de Deus e que, tanto no parto quanto após o parto, permaneceu virgem pura e íntegra.” (Zwinglio, em ”Corpus Reformatorum”)
6)-Os protestantes se concideram Santos, mas tem dificuldade de aceitar a Santidade de Maria, por que este preconceito não Cristão ? E se algum se Salvar, vai ter que conviver com Maria Santíssima ao lado do filho, pois diz as escrituras:
À vossa direita se encontra a Rainha, com veste esplendente de ouro de Ofir – Salmo 44(45)
7)-Todo protestante é Ex-alguma coisa, Maria nunca foi ex-alguma coisa, portanto é Santa.
Lavem sua bocas imundas antes e depois para falar de Maria a mãe de meu Senhor - Luc.1,43
Os protestantes acham que N. Sr. Jesus Cristo nasceu de Chocadeira ?
8)-COM RELAÇÃO AOS PROTESTANTES SECTÁRIOS: 1Jo 2,19 - "Eles Saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos; pois, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco. Mas, [saíram] para que se mostrasse que nem todos são dos nossos, nem do número dos eleitos.

==============
Resposta do Rev. Ari

Olá Tácito
Boa tarde!

As suas observações a respeito dos protestantes são completamente infundadas. Não há um evangélico sequer que ODEIE Maria. Mas com certeza todos os evangélicos se opõem a adoração a Maria, se opõem a reconhecer Maria como co-redentora, ou mediadora em nossa salvação. Nem tão pouco aceitamos a idéia de que Maria, a exemplo do próprio Senhor Jesus, possa estar em todos os lugares ao mesmo tempo, ouvir a todos, e quem sabe atender todas as orações feitas ao redor do mundo. Isto porque a Palavra de Deus mostra claramente que a obra que Maria tinha para fazer como serva de Deus foi feita até o momento em que os textos bíblicos relatam sobre a vida dela. O que passar disto consiste em deturpação bíblica, arrogância, e mera especulação humana da Palavra de Deus.

Infelizmente alguns não aceitam assim. Acham que por Maria ter sido mãe de Jesus Cristo, ela tenha direito a Onipotência, Onipresença, e Onisciência, atributos estes pertencentes somente a Deus.

Você grosseiramente nos manda lavar a boca antes de falar de Maria. Eu porém, farei melhor que isto, vou orar a Deus e pedir para Ele lavar o seu coração, e abrir o seu entendimento para que você compreenda definitivamente que JESUS é o Único Mediador entre Deus e os homens (a Ele toda Honra e toda a Glória), e como nosso único e suficente Salvador levou sobre Si o castigo que nos traz a paz, nos livrando do inferno e da morte.

Com certeza Maria foi bem aventurada, e sim, cheia da Graça de Deus, e com o auxílio do Espírito Santo, venceu o Diabo dando a Luz ao Filho de Deus, nosso Senhor e Salvador.
Evidentemente também desaprovo qualquer manifestação ofensiva a Maria e a qualquer outro personagem bíblico, ou mesmo personagens de outras religiões. Pois embora cada um tenha direito a expressar livremente sua opinião, ainda assim não será com ofensas contra a religiosidade alheia que o mundo melhorará, e tudo precisa ser feito com decência e ordem.

Quanto às afirmações dos pais da reforma que você citou não há nada de errado. Devemos lembrar sim que Maria foi usada grandemente por Deus para fazer aquilo para o qual o próprio Deus a havia chamado. E com toda a certeza nos deixou um lindo exemplo a ser seguido. Mas só isto. Nada mais.

E se você considera-se a si mesmo como cristão deveria parar de ofender os que pensam diferente de ti, e principalmente parar de usar/distorcer textos bíblicos fora de seu contexto como fez em relação à 1Jo 2.19, pois o texto fala sobre Anticristos, e não sobre a Reforma Protestante, ou pessoas descontentes com sua antiga igreja.

De resto desejo que Deus o abençoe grandemente e te dê sabedoria para entender que catolicismo  não é o mesmo que cristianismo.

Creia nisto:

JESUS QUER VOCÊ!!!

Rev. Ari Fialho Júnior
Teólogo Luterano
Soli Deo Gloria!

2 comentários:

  1. Excelente resposta Rev. Ari. Infelizmente muitos deturpam as palavras de louvor que Lutero proclamava sobre a Bem-Aventurada Virgem Maria, classificando o como um "devoto mariano". Lutero realmente a tinha como digna das mais altas honras, mas jamais a considerou Medianeira, Co-redentora ou qualquer outra doutrina inventada pela igreja romana. Alguns destes "dogmas" romanos são tão recentes, como por exemplo o dogma da "Assunção de Maria" que foi decretado pelo papa Pio XII em 1950.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alan,

      Graça e Paz em Cristo Jesus!

      Fico contente em novamente vê-lo por aqui. Obrigado por seu comentário. A honra e a glória pertencem ao Senhor.

      Deus o abençoe abundantemente.

      Rev. Ari Fialho Júnior
      Soli Deo Gloria!

      Excluir