domingo, 5 de setembro de 2010

Pergunta feita por Esmeralda, usuária do Yahoo!Respostas, sobre o pecado contra o Espírito Santo. Leia abaixo a resposta do Rev. Ari. Acompanhe:

O que eh PECAR CONTRA O ESPIRITO SANTO?

E tem alguma consequencia?...obrigada!!

 
 

==================
Resposta do Rev. Ari:
 
Olá Esmeralda
Boa tarde!

Esta pergunta é muito boa e bem oportuna. Muitas pessoas mal informadas têm sofrido verdadeiros dramas de consciência porque não sabem se pecaram ou não contra o Espírito Santo. Vejamos o texto bíblico:

"Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem. Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno". (Mc 3.28,29)

O pecado contra o Espírito Santo não consiste em pensar besteiras, ou duvidar que determinada ação seja ou não Obra do Espírito Santo.

Pecar contra o Espírito consiste tão somente em REJEITAR a obra dEle em sua vida. Isto é, quem nos convence do pecado, da justiça, e do juízo é o Espírito Santo de Deus. Ora, se você rejeita esta ação do Espírito Santo em sua vida, fica impossível receber o perdão de Deus, visto que o Espírito Santo é a via pela qual Deus nos alcança o perdão.

Em outras palavras, podemos dizer que o pecado contra o Espírito Santo não tem perdão simplesmente porque a pessoa NÃO quer o perdão, porque a pessoa rejeita o Único capaz de convencê-la de que está em pecado, e de trazer o perdão até ela. É como se alguém lhe enviasse um presente pelo correio, porém você rejeitasse receber o Carteiro. Pois bem, sabendo que o único meio para receber o tal presente é através do carteiro, agora se tornou impossível receber o presente. Assim também é com todos os que rejeitam a ação do Espírito Santo em suas vidas. E isto vale para todas as pessoas. Cristãos e não Cristãos. Pois mesmo dentro da igreja cristã sabemos que existem pessoas de coração endurecido, pessoas que um dia foram convencidas pelo Espírito Santo sobre sua condição de pecadoras, mas agora rejeitam a idéia de que possam ter cometido algum pecado. A consequência desastrosa é a perdição eterna.

Fique tranqüila. Certamente se você tem um desejo profundo de receber o perdão de Deus, é porque o Espírito Santo está atuando em sua vida. Do contrário você estaria fazendo como muitos, blasfemando contra Deus. Rejeitando o fato de ser pecadora. Fingindo que pecado não existe... etc”.

Deus te abençoe minha filha.

Creia nisto:

JESUS QUER VOCÊ!!!

Rev. Ari Fialho Júnior
Teólogo Luterano
Soli Deo Gloria!

2 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Qualquer coisa que um protestante diga sobre o assunto não pode ser provado pela tese que eles abraçam "Só a Bíblia."
    O protestante não tem como saber se pecou ou se está pecando contra o Espírito Santo. O protestante grita "Somente a Bíblia" e a Bíblia não define quais são estes pecados, tal como não ensina a votar, escolher as escolas dos filhos ou fazer aplicações financeiras. O protestante está amarrado pelo conceito que criou para si e para os demais. Somos julgados pelos critérios que estabelecemos para os outros. Quando um protestante diz "somente a Bíblia" está obrigando-se a este critério e como a Bíblia não diz quais são os pecados contra o espírito Santo o protestante está sem rumo. Os católicos como seguem o magistério da igreja, coluna e sustentáculo da verdade(Timóteo), podem saber quais são os pecados, assim definidos pelo catecismo da Igreja Católica.A Bíblia não é a única fonte de revelação. Se fosse, no mínimo a própria Bíblia dveria dizer de si mesmo algo nesse sentido. E não diz. Diz apenas que a Igreja é coluna e sustentáculo da verdade. Ou seja, sem a Igreja a verdade não fica de pé. Os protestantes não tem como saber quais são os pecados contra o Espírito Santo e se alguém disser que leu em algum livro ou ouvir de algum pregador, estará obrigado a não acreditar pois toda e qualquer opinião protestante deve pautar-se pela Bíblia. Por isso se diz: "Bem aventurado aquele que não se condena naquilo que aprova."

    28 de agosto de 2011 19:03

    ResponderExcluir
  2. Olá "anônimo"
    Graça e Paz!

    Via de regra não publico comentários de anônimos. Mas no interesse cristão de poder ajudá-lo decidi publicar o seu.

    Um anônimo geralmente é alguém que não assume aquilo que está fazendo. Talvez por medo, ou vergonha de admitir publicamente sua própria opinião. Seja como for, tudo o que está por trás do anonimato é a fraqueza, a falta de capacidade, e a falta de coragem para admitir publicamente "Quem é" e "o que pensa". Já imaginou se eu publicasse este blog como anônimo? O que você pensaria?

    Vivemos em uma democracia, que apesar de todas as suas falhas, ainda nos permite ter opinião própria. Mesmo no campo da religião, onde normalmente nos apegamos firmemente aos nossos conceitos, devemos garantir o direito que nosso próximo tem, de ter opinião contrária a nossa.

    Mostre-se! Não tenha medo. Assuma publicamente sua própria maneira de viver sua religiosidade. Não tema ser rechaçado. Certamente você se somará aos milhares que pensam como você, e juntos ganharão força. Sê forte e corajoso! Mas acima de tudo creia em Jesus como Senhor e Salvador, entrega os teus caminhos a Ele e o mais tudo Ele fará.

    Quanto ao teu comentário é desnecessário dizer que não concordo com ele. Permaneço firme no "Sola Scriptura". Pois certamente a Bíblia é e sempre será a única fonte de Revelação da Fé verdadeira, do Conhecimento verdadeiro, e das regras e práticas sadias para a vida do Cristão.

    Creia nisto: Jesus quer você!

    Rev. Ari Fialho Júnior
    Teólogo Luterano

    ResponderExcluir