quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pergunta feita por Abdul, usuário do Yahoo!Respostas, sobre o pecado original. A resposta do Rev. Ari foi escolhida por votação como a melhor. Acompanhe:

O quarto dogma cristão: ''O Pecado Original"?



O Islam condena o dogma do Pecado Original e considera as crianças puras e sem pecado ao nascerem. O pecado, diz ele, não é herdado, mas algo que cada um adquire por si ao cometer aquilo que não deveria e não fazer aquilo que deveria.


Considerado também racionalmente, seria o cúmulo da injustiça condenar toda a raça humana por um pecado cometido a milhares de anos pelos primeiros progenitores. Pecado é uma transgressão voluntária da lei de Deus ou da lei do lícito e do ilícito. A responsabilidade ou culpa correspondente a ele devem recair tão-somente na pessoa que o comete, e não aos seus filhos (ou descendentes).

====================
Resposta do Rev. Ari: 

Olá Abdul
Bom dia!

Sua opinião pessoal, e/ou religiosa sobre o tema em questão, nem de longe arranha a verdade bíblica sobre a real condição da humanidade.

Suas explicações sobre o estado de pureza do ser humano estão completamente fora da realidade. Abra os olhos meu filho e dê uma boa olhada a sua volta. Você acredita mesmo que toda esta destruição, guerras, crimes, corrupção, é resultado de um mundo repleto de pessoas que nasceram puras e apenas fizeram escolhas erradas? Pense bem.

A sua religião ensina que o pecado original não existe porque vocês permanecem no mesmo erro que muitos religiosos e não-religiosos cometem, veja o que você escreve:

“Considerado também racionalmente, seria o cúmulo da injustiça condenar toda a raça humana por um pecado cometido a milhares de anos pelos primeiros progenitores. Pecado é uma transgressão voluntária da lei de Deus ou da lei do lícito e do ilícito. A responsabilidade ou culpa correspondente a ele devem recair tão-somente na pessoa que o comete, e não aos seus filhos (ou descendentes)”.

Como eu já expliquei em outras postagens, a culpa por qualquer pecado é sempre pessoal e intransferível, assim sendo é certo que Deus não cobra de nós a culpa moral do pecado de Adão e Eva. Porém, todos sabemos que Adão carregava nossa natureza, e essa natureza foi corrompida pelo primeiro pecado; ora, de uma semente corrompida brota uma descendência corrompida. Assim, podemos afirmar que o mundo jaz no maligno, e isto porque sofremos as conseqüências desastrosas da desobediência de Adão e Eva. Isto é, pela transgressão dos nossos primeiros pais, todos nós nos tornamos pecadores.

Para reforçar o exemplo transcrevo parte de uma resposta minha dada a outro leitor:


“Uma coisa é a culpa moral pelo pecado, e outra são as conseqüências causadas por ele. P.ex.: Suponha que você resolva cometer adultério e contraia uma doença infecto contagiosa. O pecado é seu, mas como conseqüência é possível que seus filhos nasçam condenados a morte pelo vírus que você contraiu ao pecar, quer dizer, eles não recebem a culpa moral pelo seu pecado, mas sofrem as conseqüências da sua atitude pecaminosa".

Foi o que aconteceu conosco em relação a Adão e Eva. Não recebemos a culpa moral que pertence somente a eles, mas como conseqüência da atitude deles, nascemos espiritualmente mortos, sujeitos ao pecado, e afastados de Deus, (Ef 2.1).


                                 ==================///==================

Abdul: "O Islam condena o dogma do Pecado Original e considera as crianças puras e sem pecado ao nascerem. O pecado, diz ele, não é herdado, mas algo que cada um adquire por si ao cometer aquilo que não deveria e não fazer aquilo que deveria".

                                      =================///===================


Vejo claramente em suas observações contra o pecado original, que como muitos outros, você confunde o pecado de Adão e Eva com os pecados cometidos atualmente. Esta confusão é que faz com que muitas pessoas acreditem seriamente que tudo o que a humanidade precisa é parar de pecar e tudo ficará bem. Mas acredite, esta é mais uma mentira diabólica que tem como objetivo final enganar a humanidade, e fazer com que esta permaneça em sua depravação.

Bem, talvez você pergunte: Mas afinal, qual é a diferença entre o pecado de adão e os nossos? Todos os pecados não desagradam a Deus de igual modo?

Pesquise aqui mesmo no blog e você encontrará respostas mais completas sobre esta questão. Mas apenas para que você não fique completamente sem uma explicação, vou te dar uma pequena "luz" sobre o assunto.

Ocorre que Adão e Eva foram criados a imagem e semelhança de Deus, isto é, em estado de santidade, pureza, e completa perfeição. Eles foram os primeiros e únicos humanos a serem criados diretamente por Deus. Não havia ser humano antes deles, e nenhum outro ser humano foi criado por Deus pessoalmente além deles. Na realidade Deus os criou a fim de que eles mesmos povoassem o Paraíso. Deste modo, todos nós deveríamos também nascer no mesmo estado de perfeição em que eles se encontravam. Entretanto, antes de gerarem filhos eles pecaram contra Deus. O resultado deste pecado foi a perda da imagem de Deus (Rm 3.23), e consequentemente decaíram de seu estado de perfeição tornando-se completamente depravados e perdidos. O pecado cometido por Adão e Eva aconteceu na origem de tudo. Este pecado aconteceu antes deles terem filhos. E como eu já expliquei acima, Adão carregava nossa natureza, e essa natureza foi corrompida pelo primeiro pecado; Adão, mesmo imperfeito e totalmente corrompido pelo pecado, continuou sendo nosso primeiro pai. Quer dizer, a partir de Adão e Eva, com sua natureza corrompida, é que surgiu toda uma descendência igualmente completamente corrompida (humanidade atual). Adão gerou filhos não com a imagem de Deus, mas segundo a sua própria imagem (Gn 5.3), estes somos nós.

Eis ai a diferença entre o pecado de Adão e Eva, e os nossos. O pecado deles determinou a queda, e a situação atual da humanidade. O nosso pecado é consequência do pecado deles. O pecado que cometemos diariamente não faz com que a humanidade decaia mais do que já está. Isto, porém, não nos torna menos culpados perante Deus, antes o contrário, nos condena e comprova nossa condição de pecadores perdidos. O fato de sabermos a origem de tudo é de máxima importância para compreender nosso estado atual. Vale ressaltar que apenas saber estes fatos não nos livra de tal situação.

Sabe o que é mais triste Abdul, é que a maioria das pessoas que negam a existência do pecado original, se lançam em campanhas e projetos sociais que visam diminuir os problemas causados pelos pecados atuais, como se o pecado e toda a maldade decorrente dele, nada mais fosse que um problema social. Até mesmo igrejas que se dizem cristãs muitas vezes crêem desta forma. Isto não é mais do que apenas "tapar o sol com a peneira". Não é possível resolver um problema atacando somente as consequências. É necessário que a causa do problema seja atacada.  E a causa do pecado atual, como demonstrado acima, é o pecado original.

A Palavra de Deus não só nos apresenta qual é a verdadeira causa e origem do mal, como apresenta também a solução para o problema. Deus nos ensina em sua Santa Palavra duas formas de acabar com o pecado original na vida de qualquer pessoa: O Santo Batismo, e/ou a Profissão de Fé. (Mt 28.19)

Que a humanidade se tornou pecadora por culpa de Adão isto fica claro quando lemos o que a Bíblia diz sobre o assunto na Epístola de Paulo aos Romanos:

“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. (Rm 5.12)

O que acabo de expor acima está em completa harmonia com o que ensina a Bíblia quanto à situação da humanidade após a queda, e a nossa realidade atual.

Por isto mesmo a necessidade de um Redentor, Jesus Cristo (a Ele toda honra e toda a glória), o qual por sua obediência e morte na cruz, redime a todo aquele que nEle crê.

Eis ai a boa notícia. O Senhor Deus não nos deixou desamparados. Assim como em Adão todos nascemos perdidos, em Cristo todos podemos ser restaurados na graça de Deus.

Leia abaixo:

“Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo”. (Rm 5.17)

Somente Jesus Cristo, através de sua morte e ressurreição em nosso favor, pode aniquilar as consequências do pecado original, restaurar em nós a Imagem de Deus, e nos garantir uma bem aventurada vida eterna ao lado de nosso Deus e Pai..

 "Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo,... e vos vestistes do novo homem, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou"... (Cl. 3:1a, e 3:10)

Vem pra Jesus!

"Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa". (At 16.31)

Deus o abençoe.

Rev. Ari Fialho Júnior
Teólogo Luterano
Soli Deo Gloria!

2 comentários:

  1. Olá!
    Também estou seguindo seu blog, que por sinal é muito interessante o que você escreve, muito bom!
    Quero sempre estar lendo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Jeovanir.
    Paz e Graça!


    Obrigado. Seja bem vindo.

    ResponderExcluir