quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Pergunta feita por Klaudios, usuário do Y!R, sobre Salvação e Justiça divina. A resposta do Rev. Ari foi escolhida como a melhor. Acompanhe:

Se so o sacrificio do Cristo salva, o que tera sido de maias, incas e astecas?


Essa pergunta é uma pedra de tropeço nos que crêem na teoria da salvação pelo sacrifício do Cristo. MILHÕES DE PESSOAS MORRERAM SEM CONHECER SUAS PALAVRAS, sem cujo ensino, dizem, não ha salvação. Igualmente o batismo era desconhecido por esses povos. Logo, conclui-se que já nasceram predestinados a serem condenados. Isso não condiz com a justiça divina. Dizem que serão salvos pelas obras. Ora, o argumento continua de pé: equivale a dizer que o Cristo não morreu por todos, mas apenas por alguns que tiveram conhecimento de sua existência. E não se entende como o sangue alheio consegue resgatar as faltas de ou trem. Questionar, raciocinar não é ofender.... E se fé não é inimiga da razão, nada tem que teme-la, lançando anátemass emaldições contra os que PENSAM.

===============
Resposta do Rev. Ari:

Olá Klaudius
Boa noite!

Vejo que você é alguém sincero e disposto a trocar idéias. Fico contente com isto. É cada dia mais difícil encontrar alguém disposto a debater suas idéias e aceitar que outros pensem diferente, e possam estar certos.

Quanto a sua pergunta é o seguinte.

Se de fato o homem fosse condenado por não ter ouvido que Jesus é o Salvador, então Deus seria realmente o mais injusto de todos os seres, visto que é possível que civilizações inteiras tenham desaparecido sem sequer terem ao menos uma leve idéia de Quem é Jesus.

Se fosse assim seria melhor que Jesus jamais tivesse nascido entre nós, não é verdade!?

Pois bem, o que vou te dizer agora faz toda a diferença nesta questão:

A humanidade inteira já está condenada ao inferno desde a saida do paraiso. Tudo o que fazemos após nascer é tão somente caminhar a passos largos em direção ao abismo da perdição eterna.

Por quê?

Porque o que condena o homem ao inferno e a morte eterna não é o fato de não ter ouvido falar de Jesus, mas sim o pecado original cravado na natureza humana desde a queda de Adão e Eva. E pra piorar a situação, contrário do que você expressa em sua pergunta, ninguém será salvo através de Boas Obras. Ninguém mesmo. A Bíblia não apresenta em hipotese alguma a idéia de que aqueles povos que não ouviram falar de Jesus, teriam sido salvos por suas boas obras.

Sendo assim, independente de Jesus ter nascido ou não, todos estão condenados.

Porém em um ato inigualável de Amor, algo que só Deus compreende de fato, Ele enviou Jesus para nos salvar. E este presente é para agora. Para o nosso tempo. O nome do Senhor é "Já".

Aproveite, ainda há tempo. A vinda de Jesus como Salvador é um presente gratuito que o Senhor Deus nos dá a todos nós.

Deus o abençoe.

Creia nisto:

JESUS QUER VOCÊ!!!

Rev. Ari Fialho Júnior
Teólogo Luterano
Soli Deo Gloria!
===============
Réplica Kláudios:
 
Rev. Ari; Vc discursa bem. Mas o caso dos povos acima fica sem solução, pois estes não conheceram Jesus. Deus olha por todos os povos e esqueceu alguns milhoes ?


 
 
 
================
 
Tréplica Rev. Ari:
 
Olá Klaudius
Sabemos que Jesus morreu por todos, mas nem todos se salvarão.

Não vou mentir para você, nem vou fazer uma "ginástica" bíblica pra provar que mesmo os povos que se extingüiram ao longo da história sem qualquer contato com o cristianismo serão salvos. Pois isto não é verdade.

Não se trata também de terem sido predestinados à perdição eterna, embora muitos creiam assim. (Dupla Predestinação - Deus escolhe uns, e pretere outros).

Pode até parecer estranho, mas Jesus veio no tempo certo. Por que Ele não veio antes? Não sei. Mas Deus sabe. Para mim é o suficiente.

Não é injustiça da parte de Deus, porque Deus não deve nada ao homem. Se Deus quisesse poderia deixar a humanidade inteira se perder que ainda não seria injusto, visto que o homem é que deve a Ele, e não o contrário.

Ao cair em pecado a humanidade inteira tornou-se vitima da sua própria atitude. Condenando a si própria, e perdendo assim a possibilidade de estar junto a Deus.

Você fala bastante em Predestinação e Injustiça, mas mesmo que Deus propositadamente decidisse escolher alguns e outros não, onde haveria injustiça nisto? Reflita sobre o exemplo abaixo:

Suponha que estivessem dez pessoas em uma sala. Todas elas devem dinheiro a você. O valor devido é tão alto que ninguém consegue pagar. Todos sabem que se não pagarem irão para a cadeia. Então você entra na sala, olha para todos e escolhe quatro pessoas das quais você decide perdoar a divida.


Os outros ficam espantados com sua atitude. Alguns acham injusto e reclamam. Então você pergunta:


Quem são os devedores, eu ou vocês?


O dinheiro é meu, não é? Por acaso não cabe a mim decidir o que fazer com meu dinheiro? Se eu decido que quero cobrar a divida de alguns e de outros não, onde há injustiça nisto?

Então Klaudius, entendeu a ilustração? O credor não pode ser considerado injusto por decidir perdoar alguns devedores. É um direito que lhe cabe, visto que decidir receber ou não o que lhe é devido é uma prerrogativa sua, e não implica em nenhum tipo de injustiça, antes o contrário, perdoar alguns devedores é uma atitude digna de louvor.

Para finalizar, quero te convidar: Vem pra Jesus!

A sua preocupação com a humanidade é importante, mas neste momento o mais importante de tudo é o seu relacionamento com Deus. Arrependa-se dos seus pecados e creia em Jesus como Senhor e Salvador.

Vem pra Jesus!!!

Fique na Paz.

2 comentários:

  1. Olá tudo bem? Espero que sim, quero registrar aqui a minha opinião.
    Quando Adão e Eva pecaram a bíblia nos diz que houve uma separação de Deus certo? Pois bem, após o homem se separar de Deus e se multiplicar na terra poucos foram que tentaram seguir o caminho de volta para Deus, mas a maioria se não quase a totalidade da humanidade partiu para o lado errado. Tentando buscar Deus de forma contrária criando assim geração após geração cada vez mais um afastamento de Deus.
    Cultura esta que levou gerações inteiras a perdição, quero lhe dizer que Deus já mais se esquece ou esqueceu de alguém, ainda que um pai possa esquecer de seu filho, Deus jamais se esquece.
    Porem Deus deu ao homem algo chamado de livre-arbítrio deixando o homem escolher o que acha melhor para si.
    Infelizmente como já citei muitos povos optaram por esquecer do único Deus e assim caminharam para a perdição.
    Temos no Velho Testamento á prova de que muitos homens andaram com Deus porem muitos se desviaram e a bíblia é clara quem não é de Deus é contra Deus.
    Teria Deus então sido injusto? E o amor de Deus, como fica?
    Bom quero lhe dizer que Deus é amor e totalmente justo, agora eu lhe pergunto é de alguma forma o homem justo? Julgamos por nós mesmo a justiça e o amor de Deus, mas não temos coragem de julgar as nossas atitudes diante de Deus.
    Todos que buscam a Deus de forma verdadeira o encontram, porém os que não o buscam e isto vale para todas as nações e línguas antes ou depois da vinda de Jesus Cristo serão condenados.

    http://paramarcosperuibe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos Freitas. Que o Senhor esteja convosco!

    Em seu texto você cita algumas questões que precisam ser revistas por você, pois são vitais para o correto entendimento da condição do homem após a queda de nossos primeiros pais. O texto que transcreverei logo abaixo abordará este ponto de seu comentário: “Porem Deus deu ao homem algo chamado de livre-arbítrio deixando o homem escolher o que acha melhor para si. Infelizmente como já citei muitos povos optaram por esquecer do único Deus e assim caminharam para a perdição”.

    Do Livre Arbítrio

    Vamos aos fatos: A Bíblia ensina que no paraíso, antes do pecado, o homem era livre, tinha tudo e podia todas as coisas, ou seja, este é o 1º Estado, o original: o homem fazia uso de 100% de seu Livre Arbítrio.
    Sabemos que no paraíso o Homem foi criado a Imagem e Semelhança de Deus. Estava espiritualmente vivo. Deus falava ao Homem pessoalmente. O Homem podia decidir-se sobre todas as coisas. Podia decidir entre obedecer a Deus, ou dar ouvidos ao pecado. Decidiu pelo pecado. As consequências desta decisão levaram o Homem:

    (1) A Queda. Passou de uma natureza Pura, e Santa, para uma natureza pecaminosa, e completamente perdida.
    (2) Perda da Imago Dei: Completa perda do seu estado original, perda da Imagem de Deus.
    (3) Morte espiritual: (completo afastamento de Deus). (Gn 3.23/Ef 2.1).

    Lembrem-se, nós, todos os que nascemos a partir de Adão, somos resultado da natureza corrupta de Adão, e não da Imagem Perfeita de Deus. Ora, com isto concluímos que não só a Imagem de Deus, a natureza espiritual, mas também o livre arbítrio se perdeu.

    Veremos agora o Homem, e o Livre Arbítrio no seu 2º Estado.

    Após a queda o Homem perde o Livre Arbítrio, e a Imagem e Semelhança de Deus.
    O Homem, agora NATURAL, anda errante em um mundo perdido. Não cego, mas morto espiritualmente. Concebe seus próprios deuses segundo sua imagem e semelhança. É incapaz de decidir-se por coisas espirituais 1Co 2.14 . É inimigo de Deus, e jamais decidirá por fazer a vontade de Deus. Quanto ao Livre Arbítrio, o máximo que consegue é, com dificuldade, decidir-se sobre coisas naturais.
    O cristão revestido pelo Sangue de Cristo, tem restituído em si a imagem de Deus. Porém, nem sempre consegue fazer a sua própria vontade (Rm 7.14-19). Para ser sincero, tenho certeza que há dias em que você mesmo não consegue fugir dos maus pensamentos, palavras duras, e etc...

    Quanto ao Livre Arbítrio ‘Espiritual’, concluímos que o Homem Natural não o tem realmente. Não pode, por sua livre vontade, aceitar Jesus. Mesmo em se tratando de coisas naturais não o pode usar como deseja.

    Diante disto resta-nos a pergunta:
    Então como alguém pode tornar-se cristão? Bem, o fato é que ninguém converte a si próprio. Mas quando a Palavra de Deus é anunciada, os ouvintes tornam-se alvos da ação do Espírito Santo. Este por sua vez, os convence do pecado, da justiça e do juízo de Deus, amolece o seu coração de pedra, e Graciosamente lhes oferece a oportunidade de arrependerem-se, e crerem em Jesus como Senhor e Salvador. Observe que não há qualquer participação do homem. É puramente a Obra de Deus acontecendo. Mesmo o ato do arrependimento não é obra do homem, mas sim de um Deus maravilhoso que quer nos salvar.

    Entretanto, se por um lado a salvação é obra exclusiva de Deus, por outro, a perdição é puramente obra do homem. Ou seja, o homem, após convencido pelo Espírito Santo, pode decidir-se por não querer estar com Cristo. É salvo somente por Deus, mas se perde por culpa própria.

    Rev. Ari Fialho Jr.
    Teólogo Luterano - Pastorais 2008.
    Soli Deo Gloria!

    ResponderExcluir