quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Pergunta feita por Lucas, usuário do Yahoo!Respostas, sobre Dinossauros e a Bíblia. A resposta do Rev. Ari foi escolhida como a melhor. Acompanhe:

Para a religião os dinossauros existiram? Se sim, como morreram?



Não acredito que tenha sido com o diluvio, pois Deus mandou colocar casais de TODOS os animais. Então eu quero saber se eles não existiram, ou se morreram antes do diluvio?


================
Resposta do Rev. Ari:
Olá Lucas
Boa tarde!

(Bem que esses dias eu já estava pensando se alguém perguntaria sobre os dinossauros. Faltam ainda os ET's e a carruagem de fogo do Profeta Elias.... hehehehe)

Uma vez que a Bíblia não traz pormenores sobre a maioria dos animais, o que aliás não é o seu objetivo, e também levando em consideração que a palavra "Dinossauro" não aparece em texto algum, vou ater-me apenas ao termo mais próximo disto. De resto, observando expressões bíblicas como "Monstros marinhos" e outras semelhantes, podemos até deduzir a existência destes animais, porém não é seguro afirmar que a Bíblia trata sobre dinossauros.

Dinossauros na Bíblia

Há duas palavras em hebraico, que estudadas parecem referir-se a animais gigantescos, que até poderiam ser os dinossauros: Behemoth, e Tannyn.

A palavra que vamos comentar, Behemoth, ocorre em Jó 40:15-19, onde há uma descrição de um forte animal, que algumas versões brasileiras descrevem erradamente como se tratando de um hipopótamo. É Importante lembrar, que o termo original "Behemoth" é melhor traduzido por "bestas, feras gigantes", não importando qual seja o monstro.

Vejamos o texto: "Contempla agora o hipopótamo, que eu criei contigo, que come a erva como o boi (...)... Ele endurece sua cauda como o cedro; (...)..." (Versão revisada de acordo com os melhores textos).

Usando o raciocínio lógico, descobrimos que nem o Elefante e nem o Hipopótamo possuem cauda do "tamanho do Cedro", ou que poderiam enrijecer-se como um cedro...

Alguns alegam que poderia haver um erro... que não se trata de cauda, mas sim a tromba que está sendo citada na Bíblia... Mas você conhece algum Elefante com tromba do "Tamanho do Cedro"?

O Livro de Jó, provavelmente foi escrito em 2.000 A.C., ou seja, antes mesmo do livro de Gênesis ter sido escrito por Moisés! Muito provavelmente, Jó conheceu pessoalmente algum um destes enormes Behemoths...

Um Behemoth com força nos ossos e cauda do tamanho do Cedro bem poderia ser, de acordo com Jó um dinossauro comedor de folhas, um Diplodocus ou Apatosaurus. Este animal não precisava temer outros animais, pois era possuidor de ossos fortes. Veja bem, Elefantes e Hipopótamos são fortes, mas temem outros animais a exemplo do que fazem com leões. Como não eram carnívoros, poderiam co-habitar com os seres humanos.

E como fica em relação ao dilúvio?

Creio que se tais animais existiram, então Noé, em obediência a Deus, certamente colocou casais de dinossauros na Arca.

Mesmo sendo os dinossauros animais gigantescos?

Bem, quando Deus mandou colocá-los lá não disse que necessariamente deveriam ser adultos e pesando 80 toneladas cada. O que pressupõe que Noé bem poderia tê-los colocado na Arca ainda filhotes. O mesmo se dá em relação aos Hipopótamos e aos Elefantes, seria absurdo supor que Noé necessariamente tenha colocado estes animais em tamanho adulto na Arca, sendo que reduziria em muito as suas dificuldades se tão somente os colocasse como filhotes.

Outro exemplo bíblico da possibilidade de existência destes animais, embora que indiretamente, é o caso da Terra Prometida, onde o relato dos espias fala de homens gigantes (Nm 13.33). Ora, se os homens eram gigantes, por que os animais também não poderiam ser?

Acredito que os dinossauros e homens coexistiram. Creio que os dinossauros desapareceram algum tempo depois do Dilúvio devido à combinação de dramáticas mudanças ambientais e por terem sido incessantemente caçados pelo homem, até a completa extinção, como de fato está acontecendo com muitas espécies que hoje conhecemos, mas que futuramente talvez virem lenda.

Deus o abençoe.

Creia nisto:

JESUS QUER VOCÊ!!!


Rev. Ari Fialho Júnior
Teólogo Luterano
Soli Deo Gloria!

======================
Fonte(s):

Adaptação parcial do texto do Pr. Baldaci
http://criacionista.sites.uol.com.br/din

Nenhum comentário:

Postar um comentário