quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pergunta feita por Luteranazinha, leitora de nosso blog, sobre se é correto um cristão recorrer a técnicas de hipnose para cuidar da saúde. Leia abaixo a resposta do Rev. Ari. Acompanhe:

Olá Boa Noite Reverendo Ari!



Primeiramente, quero parabenizar pela iniciativa em criar um blog tão edificante e com respostas verdadeiramente esclarecedoras e fundamentadas na Palavra de Deus.
Seu trabalho, sem sombra de dúvidas, é a clara expressão do amor e da vontade de Deus. Que cada filho Seu, espalhe a Boa Nova ao maior número de pessoas possível, para que através dela, todos alcancem a Salvação em Cristo Jesus.


Gostaria que me falasse a respeito de Hipnose como tratamento para doenças psicossomáticas. Li um artigo que recomenda o uso da Hipnose, por profissionais capacitados, para auxiliar nas questões relacionadas à emoção. Por exemplo: Pessoas que por uma razão ou outra, não conseguem levar adiante uma reeducação alimentar, pois “tenta” resolver problemas comendo compulsivamente (este exemplo, eu li e se encaixa perfeitamente na minha vida). Li pelo menos 16 casos, de sucesso, de diversos problemas, através das terapias com hipnose.


Confesso que fiquei interessada em experimentar tais terapias, mas detestaria fazer algo que desagrade a Deus. Busquei na Bíblia a resposta, mas não encontrei nada claramente, ou não soube interpretar, o que é mais provável...
Informo que tais terapias não envolvem regressão a vidas passadas ou coisas do estilo. Apenas exercícios que ajudam a “educar” o cérebro fazê-lo aprender a controlar emoções e compulsões.


Agradeço desde já e aguardo resposta.


Que Deus o abençoe em todo o tempo!

Abraço,



Luteranazinha


======================
Resposta do Rev. Ari:

Olá Luteranazinha
Bom dia!


Amém! Certamente a vontade de Deus é que todos sejam salvos.

Obrigado pelos elogios. Como sabemos a honra e a glória pertence somente a Deus. De qualquer forma é muito importante para nós saber que nossos leitores estão satisfeitos com nosso trabalho. Rogamos a Deus para que nos permita continuar firmes neste propósito.


A sua pergunta é muito importante, e provavelmente seja a pergunta de muitos outros cristãos, pois o assunto em questão, Hipnose, tem ganhado cada vez mais espaço na ciência e também em outros meios. A busca por uma resposta apropriada me levou a uma pesquisa razoável sobre as origens da Hipnose, seu uso mais corrente na história, e sua aplicação nos dias de hoje.


A partir daqui transcrevo partes da pesquisa que fiz:


1 - “O assunto que trata da indução de indivíduos ao estado da hipnose é abrangente. Os antigos pensavam que as pessoas hipnotizadas estavam apenas dormindo. Hoje, no entanto, o conceito que se tem é o de uma pessoa numa condição elevada de concentração mental que chega ao estado de transe ou de consciência alterada. Essa alteração se dá por indução do hipnotizador, que leva o paciente a vivenciar alucinações sugestionadas. É possível, ainda, atingir estados hipnóticos sem a ajuda do hipnólogo. A meditação profunda e a força de vontade são capazes de levar o indivíduo ao transe. A hipnoterapia intitula isto como “auto-hipnose”. Na literatura antiga pouco se fala sobre o tema. Sabe-se, porém, que a hipnose foi utilizada, pela primeira vez, pelo médico e hipnotizador James Braid como alternativa para os termos “mesmerismo” e “magnetismo” animal. Clique aqui e confira o texto completo e as fontes”.

2 - Quando utilizado no campo da saúde moderna, julga-se que a prática do hipnotismo em si é inocente e útil e pode ser desvinculada de suas associações ocultistas, mas isto é impossível. O hipnotismo surgiu do ocultismo e permanece intimamente associado a ele. A Enciclopédia do Ocultismo e da Parapsicologia diz que o “hipnotismo não é mais classificado como uma ciência oculta... todavia, sua história é inextricavelmente entrelaçada com o ocultismo e, até mesmo hoje, muitos fenômenos hipnóticos são classificados como ‘espiritualistas’”.


Envolve riscos a saúde mental: Um famoso exemplo de personalidade múltipla desenvolvido pela hipnose foi o de Susan Houdelette. Ela era uma mulher normal que procurou a ajuda de um terapeuta para parar de fumar. Porém, na hipnose, desenvolveu 239 personalidades diferentes! Clique aqui e leia o restante do texto e as fontes.

Veja abaixo o que diz um site de orientação Espírita sobre o reconhecimento científico da hipnose:


3 - O que os cientistas comprovaram, foi atestado por Allan Kardec há 150 anos (...). O mundo gira e a ciência comprova as verdades espíritas codificadas por Allan Kardec na França. Confira o texto completo e as fontes aqui.

Minha conclusão:


Levando em consideração o que li a respeito da hipnose e seu uso, tanto do ponto de vista científico, quanto do ponto de vista religioso, apresento abaixo minha opinião sobre a hipnose nestes dois aspectos:


Hipnose e Ciência: Sou leigo no assunto, e posso estar errado. Porém, embora a ciência pareça estar animada com o uso de terapias hipnóticas (veja aqui), a hipnose mesmo em grau leve pode representar riscos a saúde mental do paciente. Existem casos em que a hipnose não deve ser aplicada (clique aqui). Além disto, o próprio meio acadêmico não está convencido por completo de sua validade científica (confira aqui). Alguns especialistas da medicina acham que o hipnotismo é neutro. Outros concluem que é benéfico. E há aqueles que o consideram perigoso, porque se constitui um ataque à psique do indivíduo (aqui). Entendo que aplicar uma técnica que pode por em risco à saúde do paciente vai contra os princípios fundamentais da medicina. Creio que é necessário um amadurecimento quanto à hipnose e seu uso. Sendo assim, minha opinião de leigo é que, mesmo do ponto de vista puramente científico, embora alguns estejam bem animados, a hipnose deve ser evitada, preferindo-se tratamentos com eficácia comprovada e que conte com total aprovação da comunidade científica.


Cristianismo e Hipnose: Nesta área não sou leigo, falo como Teólogo, e acima de tudo como servo de Deus.

A origem da Hipnose é ocultista, e, considerado sua eficácia em alguns casos específicos, devemos analisar mais profundamente os aspectos que envolvem essa prática e que nos impedem de aceitá-la, como cristãos. Pois no hipnotismo, a fé é transferida de Deus e de Sua Palavra para o hipnotizador e sua técnica. Deus fala ao Seu povo através da mente consciente e racional. Ele criou os indivíduos como criaturas que fazem escolhas conscientes e volitivas. Ele enviou o Seu Santo Espírito para habitar nos cristãos a fim de capacitá-los a confiar nEle e obedecer-Lhe através do amor e da escolha consciente. A hipnose, por outro lado, opera na base da imaginação, ilusão, alucinação e engano. Jesus alertou Seus seguidores contra o engano. Depois que uma pessoa abre a sua mente para o engano através da hipnose, ela pode se tornar muito mais vulnerável a outras formas de fraude espiritual.


A mente humana não deve ser alvo de brincadeiras, e seu controle não deve ser submetido a ninguém, a não ser ao Senhor Deus. Devemos nos sujeitar somente a Ele (Tg 4.7).


O cristão não deve expor sua mente a manipulações humanas, antes deve sujeitar-se a Deus, que conservará em paz aquele cuja mente está firme e nele confia (Is 26.3).

“Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo”. (1 Co 2.16)

O que Paulo está querendo dizer com “nós temos a mente de Cristo” é que devemos ter a mesma atitude, o mesmo discernimento e o mesmo ponto de vista que Cristo sobre as coisas. E só possui a mente de Cristo aqueles que desfrutam de comunhão com Ele (Gl 2.20-21; 3.27; Fp 1.8, Rm 13.14). O apóstolo Paulo assevera que, por termos a mente de Cristo, somos capazes de discernir e julgar tudo e, nesse aspecto, somos superiores ao homem carnal e natural. (1)

A hipnose é um dos escapes que o ser humano procura para resolver seus problemas. Embora esse método, às vezes, pareça dar certo, e não haja uma proibição bíblica específica sobre hipnose, o simples fato de constatarmos sua explícita ligação com a Nova Era, o espiritismo e o ocultismo já é mais do que suficiente para rejeitar-mos tal prática. (1)

Na explicação sobre a pergunta você diz: “ Informo que tais terapias não envolvem regressão a vidas passadas ou coisas do estilo. Apenas exercícios que ajudam a “educar” o cérebro fazê-lo aprender a controlar emoções e compulsões”.

Eu porém, te digo: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Rm 12.1,2)

Esta é a única e aceitável maneira de educar em nível profundo o nosso cérebro sem pecar.


Enfim Luteranazinha, ore e peça a Deus para que te livre do desejo de experimentar tal prática.


Permaneça firme em Jesus!


Deus te abençoe.


Rev. Ari Fialho Júnior
Teólogo Luterano
Soli Deo Gloria!

Um comentário:

  1. MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
    http//:aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
    Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
    http//:aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir