sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Pergunta feita por Tiago, usuário do Yahoo!Respostas, sobre a observância da Lei de Deus por parte dos Cristão. A resposta do Rev. Ari foi escolhida por votação como a melhor. Acompanhe:

POR QUÊ NÓS CRISTÃOS NÃO GUARDAMOS A LEI?



1o – A lei de Moisés foi dada aos filhos de Israel (Êx.19,3,6). Nós, cristãos gentios, não somos filhos da nação Israel.


2o – Jesus cumpriu a lei cerimonial. Tal cumprimento significa não apenas sua obediência, mas a satisfação das exigências da lei cerimonial através da obra de Cristo.


Precisamos entender que os mandamentos da lei mosaica se dividem em vários tipos. Vamos, basicamente, dividi-los em mandamentos morais, civis e cerimoniais:


Os mandamentos morais dizem respeito ao tratamento para com o próximo: Não matarás; Não adulterarás; Não furtarás, etc. Tais ordenanças estão vinculadas à palavra amor.


Os mandamentos civis são aqueles que regulamentavam a vida social do israelita. São regras diversas que se aplicam às relações da sociedade. Um bom exemplo é o regulamento da escravidão.


Os mandamentos cerimoniais são aqueles que se referem estritamente às questões religiosas. São as ordenanças que descrevem os rituais judaicos.


A classificação de um mandamento dentro desses tipos nem sempre é fácil. Algumas vezes, uma lei pode pertencer a dois desses grupos ao mesmo tempo, já que a questão religiosa está por trás de tudo. A sociedade israelita era essencialmente religiosa. O Estado e o sacerdócio nem sempre se encontravam separados. Contudo, tal proposta de classificação já serve para o nosso objetivo.


--------------------------------------…


Eu não sou cristão e são os próprios cristãos que dizem isso !!


SHALOM =)

==================
Resposta do Rev. Ari:

Olá Thiago GP
Boa tarde!

A questão da observância das Leis de Deus deve ser vista sob ótica da Obra de Cristo. Disto temos certeza ao vermos o que Jesus, com muita clareza, diz sobre a lei para que todos possam entender:

"Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir". (Mt 5.17)

O fato de Jesus ter cumprido a lei em nosso lugar nos dá plena "quitação" da dívida com Deus, de modo que para efeito de salvação estamos livres de ter que cumprir as leis de Deus.

Porém sabemos que Jesus não revogou as leis, de maneira que se não precisamos cumprí-las para efeito de salvação, por outro lado devemos nos esforçar para permanecermos em conformidade com as leis de Deus a fim de que vivamos em retidão e ordem.

Sendo assim destacamos que a lei de Deus nos serve de:

- Freio

- Espelho

- Norma

Estes três aspectos pelos quais devemos observar a Lei de Deus:  Freio, Espelho, e norma, servem para todas a pessoas, cristãos e não cristãos. E são eles que norteiam nossas atitudes, evitando que a humanidade se destrua por completo.

Concluimos então que a "Obediência à lei moral não é matéria de opção, sujeita à vontade ou habilidade do homem, mas é obrigatória, e deve ser perfeita (Mt 5.48). Devemos confirmar, cumprir com todas as palavras da lei (Dt 27.26), e devemos fazê-lo com amor altruísta (Mt 22.36-40). [Koehler]

Como eu disse anteriormente, devemos cumprir a lei não com objetivo de alcançar a salvação, mas como resposta ao amor de Deus que deu Seu Filho Unigênito para que todo o que nEle crer não pereça mas tenha a vida eterna.

Deus o abençoe.

Creia nisto:

JESUS QUER VOCÊ!!!

Rev. Ari Fialho Júnior
Teólogo Luterano
Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário