quinta-feira, 25 de abril de 2013

O que é ser Luterano nos dias de hoje?

Para responder a essa pergunta e para entender a igreja luterana é necessário entender a Reforma Luterana. No entanto, existem algumas concepções erradas da Reforma.

Alguns defendem a interpretação heroica de Reforma. Estes veem na Reforma um desses grandes eventos que marcaram época na história mundial. Desse modo, Lutero é considerado o herói, o grande homem, um gênio que fez história. Quem conseguir compreender o grande homem Lutero terá obtido uma compreensão da Reforma Luterana.

Entretanto, Lutero estava totalmente convencido de que a sua pessoa poderia ser desconsiderada. Sua prontidão para o martírio expõe isso. Lutero foi um gênio, mas a Reforma Luterana não pode ser ligada à grande personalidade do reformador.

Até mesmo o uso do termo “luterano”, que surgiu como uma designação para os seguidores de Lutero, foi criticado pelo próprio reformador. Portanto, é errado concluir que a igreja luterana realiza um tipo de culto ao herói Lutero. Isso seria totalmente contrário aos ensinos de Lutero.

Há outras pessoas que defendem a interpretação Histórico-Cultural da Reforma. Estes ligam a Reforma com o iluminismo.

É uma visão segundo a qual a Reforma deve ser entendida como um evento na história da civilização mundial – uma reviravolta na história da civilização mundial. Esta é a visão própria do homem moderno, que vê na Reforma o nascer de uma nova era na cultura ocidental. Erasmo de Rotterdam, foi um humanista da época de Lutero, ligado ao movimento do iluminismo. Erasmo acreditava na dignidade do homem como uma criatura de Deus. Lutero, pelo contrário, acreditava que o ser humano está totalmente depravado e corrompido pelo pecado.

Portanto, Lutero e Erasmo, a Reforma e o humanismo, são opostos um ao outro. A questão sobre o bem estar eterno da alma era mais importante para a Reforma que a questão sobre o futuro da civilização humana; nessa última a Reforma nunca acreditou nem estava seriamente interessada.
Há ainda outras pessoas que defendem a interpretação Nacionalista da Reforma. Estes sustentam que a Reforma deveria ser interpretada como um evento na história nacional da Alemanha. Nesse sentido a reforma foi o protesto dos alemães contra o sistema do catolicismo romano e seu objetivo era o estabelecimento de uma igreja nacional alemã.

Qualquer um que pensa na Reforma luterana como uma germanização da igreja, como uma translação do cristianismo de Roma para a Alemanha, não a entendeu. Apesar de Lutero amar a Alemanha e o povo alemão, não estava em seus planos a idéia de uma igreja nacional. Todas as idéias clássicas religiosas da cultura alemã foram rejeitadas como heresias. A Reforma luterana não estava tentando estabelecer um cristianismo alemão; ela não estava interessada numa igreja alemã, distinta de uma romana; ela estava interessada em uma, a verdadeira, a única igreja de Cristo.

Mas o que, então, significa ser luterano e o que é a Reforma Luterana? Precisamos compreender a Reforma Luterana como um episódio na História da Igreja Cristã.

 
A Reforma só pode ser entendida do ponto de vista da realidade da igreja. A Reforma foi um evento que realmente marcou época para toda a igreja de Cristo, um evento na história da igreja que teve influência sobre a história total das nações europeias, e naturalmente afetou de modo bem particular a nação na qual teve sua origem, a Alemanha.

A Reforma pode ser entendida como uma renovação da igreja por meio de um retorno às Escrituras Sagradas. Sendo assim, a Reforma é um processo contínuo, porque a Igreja de Cristo sempre precisa retornar às Escrituras Sagradas. A Reforma foi uma renovação da igreja causada pela redescoberta e renovada proclamação da pura doutrina do evangelho do perdão
dos pecados. Mas isso já é assunto para um outro estudo.
_______________________________________________________

Fontes: O conteúdo deste post é uma adaptação de * O QUE SIGNIFICA SER LUTERANO? Publicado por LEANDRO CLAUDIR em 17 novembro 2011 - do blog Café História: http://cafehistoria.ning.com/group/historia-da-igreja-luterana/forum/topics/o-que-significa-ser-luterano

* Fonte de pesquisa utilizada pelo autor original: Sasse, Hermann. AQUI NOS FIRMAMOS: Natureza e caráter da fé Luterana. Ed. Concórdia.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário