quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Os Benefícios do Batismo por Johann Gerhard1 , tirado de seu livro "Sacred Meditations" (Meditações Sagradas), páginas 93-97.

(Traduzido e revisado do Inglês por Giliardi Dorn em Janeiro de 2015) 

          Chame à mente, ó alma fiel, à maravilhosa graça de Deus derramada sobre ti em teu santo batismo. O batismo é a lavagem da regeneração (Tito 3: 5); portanto, aquele que tem sido lavado espiritualmente no batismo não é mais, corpo e alma, sob o poder de uma natureza carnal, mas porque ele nasceu de novo por Deus, através da água e do Espírito, ele é um filho de Deus, e se é filho, também é herdeiro da bem-aventurança eterna (Rm 8:17), por isso todos os que crêem e são batizados, são recebidos como adoção de filhos. À medida que o Espírito Santo desceu na forma de uma pomba, no batismo de Cristo, assim, Ele também está presente no nosso batismo e concede-nos toda a sua eficácia; não somente isso, a partir deste sacramento, a fé é operada através do Espírito Santo, conforme a misericórdia de Deus e assim opera em que "tornam-se prudentes como as serpentes e simples como as pombas" (Mt. 10:16). 
          Como foi a criação, assim também é a nossa regeneração. Porque, assim como na criação do mundo, o Espírito do Senhor se movia sobre a face das águas (Gn 1:2), e transmitia a energia vital, assim, na água do batismo o mesmo Espírito Santo está presente para produzir a eficácia para a regeneração. Nosso amado Salvador, o próprio Cristo, apresentou-se ao batismo onde Ele pôde deixar claro que através do batismo, devem ser feitos membros do Seu corpo. Muitas vezes, um remédio é aplicado à cabeça e outras partes do corpo podem ser curadas; nossa cabeça espiritual é Cristo, e Ele apresentou-se ao batismo sagrado, para que os membros do Seu corpo místico possam desfrutar de seus benefícios. Sob a antiga organização, Deus entrou em aliança com o Seu povo pela circuncisão (Gn 17:11); assim na nova organização, somos recebidos em aliança com Deus pelo batismo (Col. 2: 11-12), porque o batismo substituiu a circuncisão. Não deixe que aquele que está em aliança com Deus tema o diabo. Aqueles que são batizados em Cristo estão revestidos de Cristo (Gl. 3:27), e assim os santos tiveram suas vestes lavadas e branqueadas no sangue do Cordeiro (Ap 7:14). A justiça perfeita de Cristo é o manto glorioso de seus santos; não deixa que, os que vestem este manto tenham a menor mancha de pecado. 
          Havia em Jerusalém, à porta das ovelhas, um tanque (João 5: 2) que em certos momentos um anjo descia e agitava a água; todo aquele que, logo após o anjo agitar a água, entrar na água, tinha suas enfermidades curadas (João 5: 4). A água do batismo é aquela piscina, que nos cura da doença do pecado, quando o Espírito Santo desce para lavar suas vestes, por assim dizer, com o sangue de Cristo, que se entregou como um sacrifício por nós, assim como os bodes expiatórios, então foram lavadas na piscina em Jerusalém. No batismo de Cristo abriram os céus (Mt. 3:16); assim em nosso batismo as portas do céu estão abertas para as nossas almas. No batismo de Cristo todas as três pessoas da adorável Trindade estavam presentes; então eles estão no nosso batismo. E por isso, nesse mundo de promessa, que é unida ao elemento da água, a fé recebe a graça do Pai celeste que nos adota, pelo mérito do bendito Filho, que nos purifica do pecado, e o trabalho eficaz do Espírito Santo, que nos regenera. 
          Faraó e todo o seu exército pereceram no Mar Vermelho, enquanto o Israel passou com segurança (Ex 14:28.); assim, no batismo todos os nossos pecados são destruídos, e a alma crente passa com segurança sobre a herança prometida do Reino celeste. O batismo pode ser comparado ao mar de vidro, semelhante ao cristal que São João viu em sua visão maravilhosa (Ap 4: 6); através dele, com que através de um espelho, a glória do Filho da Justiça brilha em nossas almas, sendo que aquele mar estava diante do trono do Cordeiro. Aquele trono do Cordeiro é a Igreja, na qual só a graça do batismo é depositada. O profeta Ezequiel em sua visão, viu águas sendo emitidas sob o templo (Ez 47); que concedia vida e cura para todas as coisas; assim no templo espiritual de Deus, a Igreja, as águas salvadoras do batismo de ainda são jorradas, em cujas profundidades nossos pecados são lançados (Miquéias 7:19); e cujas correntes trazem a cura espiritual e vida para todos aqueles a quem vêm ao batismo. O batismo é que inunda espiritualmente a nossa carne pecaminosa, onde esta é afogada; o diabo se afasta para não voltar, mas a pomba, o Espírito Santo retorna com a folha de oliveira, ou seja, com paz e tranquilidade, para a alma cansada. Chame à mente, portanto, ó alma fiel, essa maravilhosa paz oferecida a ti no batismo, e por isso devemos dar a devida gratidão à Deus.
          Além disso, a mais rica benção foi concedida a ti pela graça batismal, o mais cuidadosamente deves guardá-la. "Fomos sepultados com Cristo pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida "(Rom. 6:4). Temos sido curados, pois, Ele não nos deixa mais pecar, para que uma coisa pior não nos aconteça. Temos que colocar-nos na justiça de Cristo, como uma peça de vestuário de preciosidade inexprimível; portanto, não vamos contaminá- la com o pecado. Nosso velho homem foi crucificado e condenado à morte pelo batismo; deixe que o novo homem agora viva. Temos sido regenerados e renovados no espírito da nossa mente, no batismo (Ef 4:23.); não deixe a carne, em seguida, dominar o espírito! "As coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo "(2 Cor. 5:17), não deixe então a velhice da carne prevalecer sobre a novidade do Espírito. Nós nos tornamos filhos de Deus pelo nosso novo nascimento espiritual; assim nosso Pai Celestial nos deixa viver dignamente. Tornamo-nos templos do Espírito Santo; Vamos, portanto, preparar uma morada que seja agradável, para tal convidado de honra. Nós fomos tomados na aliança com Deus; não vamos dar ouvidos, pois, que não servimos ao diabo, e assim não privar-nos da graça deste pacto. 
          Ó Santíssima Trindade, realizar tudo isso em nossas almas, nós humildemente oramos a Ti! Ó Tu Um único Deus que tens agraciado com Tua graça sobre nós no batismo, ajuda-nos, nós vos rogamos, a perseverar na graça que até o fim.

Johann Gerhard (17 de outubro, 1582 - 17 agosto de 1637) foi um líder de igreja luterana e teólogo luterano escolástico durante o período da Ortodoxia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário